CONJUNTO HABITACIONAL NA RUA DE SÃO CIRO

Concurso Público . Lisboa - Estrela . 2023

A geometria “desarticulada” da malha urbana envolvente do Convento da Estrela, a posição não ortogonal do convento e da Basílica em relação a qualquer parcela da malha, o desencontro entre o eixo da Basílica e o eixo do Jardim da Estrela e a morfologia do território tornam este espaço da cidade particularmente vibrante.

Numa malha urbana à espera de ser completada, temos oportunidade para explorar soluções diferentes tirando benefício de uma operação urbanística única.

Com o propósito de tratar a área de intervenção como um espaço não fragmentado, a proposta tem como tema uma forma livre, independente da matriz geométrica das ruas e da conformação da frente edificada aos alinhamentos pré-estabelecidos, que se relaciona com fluidez com a volumetria compacta do convento e abre visualmente o espaço público sobre a avenida, devolvendo protagonismo ao edifício conventual.

A opção por um único volume, com presença singular, atenua o impacto na área de implantação, comparativamente com possíveis soluções dispersas assentes em vários blocos, e permite ainda simplificar o acesso condicionado a veículos, solucionados com uma única via de uso misto.

A proposta pretende recuperar o protagonismo do edifício conventual, propondo um novo enquadramento e rematando o quarteirão a sul, abrindo novos espaços públicos com caráter distinto associados a cada uso.