ESTUDO DE INTERVENÇÃO URBANÍSTICA
Fundão . 2024
O Estudo de Integração Urbanística constitui uma primeira base para diálogo com a Câmara Municipal do Fundão e outras entidades oficiais que esta entenda envolver, para aferição da pertinência das propostas definição das etapas de trabalho posteriores.
Deseja-se com esta primeira abordagem estabelecer uma primeira plataforma de trabalho para apreciação e diálogo com os serviços da CM Fundão para definição de procedimentos e para estabelecimento de critérios que permitam viabilizar o projecto nas suas várias vertentes.
A proposta de desenho urbano procura estabelecer uma identidade clara pela repetição ordenada de elementos com volumetria idêntica, distinguindo-se da ocupação mais tradicional em quarteirão fechado e em linhas paralelas às vias, solução de certa forma já apontada no quarteirão a poente. Propõe-se um traçado para ligação entre Rua Dr. Celestino Monteiro e o encontro da Rua da Diáspora e da Travessa do Vale, e sugere-se o fecho do quarteirão na continuidade das volumetrias existentes. A solução permite uma grande permeabilidade visual e de movimento em praticamente todas as direções, modelados pelos volumes do piso térreo em espaço de escala e proporção diferente, libertando o espaço central para espaço verde, sugerindo uma possível ligação em parque entre o local e o cemitério.
Para uma gestão prudente do investimento o desenho terá como suporte módulos de dimensão ajustada ao desenvolvimento por fases, construindo uma solução capaz de acomodar ao longo do tempo adaptações que permitam responder a mudanças de contexto que, sobretudo em mercados de pequena dimensão, têm impacto em prazos curtos.